E-COMMERCE B2B


E-COMMERCE B2B


Muitas empresas se perguntam se devem ou não investir neste canal online, pois, por se tratar de negociações B2B (Business to Business) ou de empresas para empresas e acreditam que a melhor tratativa com seus clientes ainda é o contato pessoal.

O real fluxo de compra, independente do comprador ser ou não de uma empresa, passa pela internet. Todas as buscas de produtos ou serviços são realizadas nos buscadores online, sendo que indiscutivelmente o Google está como principal buscador do mercado.

Partindo deste princípio, os compradores das empresas (nossos clientes), estão no Google, neste momento, fazendo buscas de novos produtos para suas empresas.

Se destacar no Google garante que quando o meu cliente procurar pelo meu produto na internet, serei apresentado antes que os meus concorrentes, pois, na prática, quase todos os nossos concorrentes já estão no Google.

Quando alguém faz alguma busca no Google, quase que simultaneamente o buscador começa a analisar os sites procurando o texto ou o termo que foi buscado pelo seu cliente. Este termo será buscado nos títulos de produtos, nas descrições e detalhes das páginas e na URL (domínio) do seu site. Caso o Google não encontre este texto que foi digitado no buscador, o seu site, não será apresentado.

Além dos itens acima, o Google procura por Tags (informações enviadas via código) assim como um preço para este produto, pois ele entende que se o seu cliente está buscando um produto ou serviço, ele quer saber o preço.

Variáveis como o tempo que o seu site existe na rede, a quantidade de acessos, taxa de rejeição da sua página, informações de contatos bem claras, perfil de quem está buscando e outras variáveis também contam para garantir que você apareça para o seu cliente.


A grande questão é que para agradar ao Google, sem investir grandes somas de dinheiro para construir um site, o melhor custo benefício é trabalhar com uma plataforma de e-commerce e estruturar o seu produto ou serviço no online.

Sabendo que este é só um pequeno ajuste na sua empresa, ainda precisa estruturar o suporte a este e-commerce B2B e os canais complementares como Televendas e Representantes comerciais, pois, com estes três canais de vendas estruturados, você passa a contar com uma força de prospecção exponencial em que cada canal direciona os leads que não converteram para o próximo canal de atendimento converter.

Para saber mais sobre este assunto, assista o video acima ou entre em contato conosco.